quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Conclusão do Curso de Linux

Na última terça-feira 16 de setembro de 2008 concluímos, eu e outras colegas, o curso de Linux ministrado em nossa escola por professoras do NTE de Livramento.
O Curso foi muito produtivo,onde aprendemos várias coisas importantes, além de nos dar uma nova visão sobre o uso da informática na Educação.
Nos resta, agora, dar continuidade ao que aprendemos para que não fique no esquecimento,pois, só aprendemos e modificamos a medida que treinamos, buscamos e vamos além. Não é tarefa fácil diante de tantos afazeres,mas queremos aprender.
Esperamos a segunda etapa,e, tomara que estejamos melhor e mais conscientes desta caminhada. Até lá.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

COMO VEJO OS BLOGS


Os Blogs são uma maneira de se comunicar no mundo,onde possamos interagir com as outras pessoas, fazendo referências, comentários, um espaço onde podemos declarar quem somos,o que queremos e pensamos.
"A maneira como descrevemos o mundo por meio da linguagem afeta como nós pensamos o mundo e vice-versa."
A interatividade é a chave do sucesso dos blogs. As novidades apresentadas e discutidas mudam completamente os ambientes e o modo dever o mundo.
Somente a exploração mecânica das novas tecnologias da comunicação não nos ajudarão a aproveitar o seu potencial verdadeiro, é necessário ir além, tornar-se público,expor os seus pensamentos e saber receber contribuições.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Reflexões sobre Tecnologia



“Educar com novas tecnologias é um desafio que até agora não foi enfrentado com profundidade.”
Diante do texto apresentado, observamos o grande desafio para nós educadores, frente ao mundo que se abre, às novas tecnologias.
A tecnologia as vezes parece tão próxima, mas quando observamos e verificamos o universo dos educadores, percebemos o quanto este mundo está distante de muitos.
É uma realidade que não podemos fugir, pois a tecnologia está em todo o lugar, basta sairmos à rua, e não tão distante, dentro da nossa casa pelas informações, revistas, meios de comunicação que recebemos diariamente.
É mais do que a hora de nos conscientizarmos da evolução que bate a nossa porta, caso contrário estaremos nos excluindo de um mundo cada vez mais rápido e cheio de informações, e o que é pior ficando a margem do que acontece.
É de extrema urgência que hajam projetos concretos nas escolas com vista as novas tecnologias, observa-se que já não basta mais o ouvir e escrever dentro das salas de aula, temos que ir além, pois os materiais existem, o que falta é o “dar-se conta”, é buscar, é querer e ter força de vontade de se inserir no contexto, tornar-se presente percebendo os acontecimentos do dia-a-dia.
“As atividades propostas devem desencadear situações que permitam a investigação, o estabelecimento e o compartilhamento de idéias entre o grupo, deixando vir à tona seus cotidianos e suas impressões sobre o mundo.”
As novas tecnologias são um grande desafio para o professor, pois as velhas formas já não bastam mais, não dão mais resultados positivos. Torna-se necessário uma grande reforma de consciência de cada educador, de rever conceitos, crenças e atitudes, para que continue sendo útil e exercendo o seu papel, a sua missão.
“Segundo Maria Cecília Martins o momento atual requer, essencialmente, uma cultura que acredite no ser humano, em suas capacidades e potencialidades, a educação deve orientar-se para ganhos sociais maiores.”
É necessário uma nova visão a partir do educador, ter a consciência clara de que os conceitos antigos não servem mais, é necessário flexibilização, manter-se informado, ampliar horizontes, retirar o que não serve mais, refazer o que serve e acrescentar coisas novas compatíveis com a realidade.
“Os desafios contemporâneos requerem um repensar da educação, diversificando os recursos utilizados, oferecendo novas alternativas para os indivíduos interagirem e se expressarem. Repensar a educação envolve diversificar as formas de agir e de aprender.”
No processo de desenvolvimento do indivíduo, seu conhecimento e sua visão de mundo são construídos e constantemente reconstruídos através das ações que realiza e das interações que realiza com outras pessoas, vivemos em uma sociedade cada vez mais informatizada e repleta de elementos.
De acordo com Maria Cecília as dificuldades para aplicação das tecnologias dentro das escolas são a rigidez estrutural e o distanciamento das propostas educacionais com as demandas atuais da sociedade em termos de se atender ao desenvolvimento integral e contínuo dos indivíduos. Os conteúdos são apresentados desvinculados da realidade e do contexto que o indivíduo vive.
“Podemos começar por formas de utilização das novas tecnologias mais simples e ir assumindo atividades mais complexas. Experimentar, avaliar e experimentar novamente é a chave para a inovação e as mudança desejadas e necessárias.” (José Manuel Moran)



Referências:

O Computador na Escola


Estamos realizando o Curso de Linux na Escola,e aprendemos a interagir e refletir sobre vários temas inclusive sobre nossa prática, tanto pedagógica como técnica. E, chegamos a conclusão que o uso do computador na escola contribui muito para a aprendizagem, se soubermos escolher os temas e as ferramentas adequadas para aprofundar os nossos conhecimentos e instrumentalizar os professores e alunos. Uma escola atualizada deve estar inserida, junto com seus professores na busca de informação e atualização. O professor atualizado sente-se mais firme em suas decisões, preparado para enfrentar os acontecimentos do dia-a-dia e as mudanças em seu meio.
Informações no Blog:http://www.linuxnodiehlquarai.blogspot.com/