
“Educar com novas tecnologias é um desafio que até agora não foi enfrentado com profundidade.”
Diante do texto apresentado, observamos o grande desafio para nós educadores, frente ao mundo que se abre, às novas tecnologias.
A tecnologia as vezes parece tão próxima, mas quando observamos e verificamos o universo dos educadores, percebemos o quanto este mundo está distante de muitos.
É uma realidade que não podemos fugir, pois a tecnologia está em todo o lugar, basta sairmos à rua, e não tão distante, dentro da nossa casa pelas informações, revistas, meios de comunicação que recebemos diariamente.
É mais do que a hora de nos conscientizarmos da evolução que bate a nossa porta, caso contrário estaremos nos excluindo de um mundo cada vez mais rápido e cheio de informações, e o que é pior ficando a margem do que acontece.
É de extrema urgência que hajam projetos concretos nas escolas com vista as novas tecnologias, observa-se que já não basta mais o ouvir e escrever dentro das salas de aula, temos que ir além, pois os materiais existem, o que falta é o “dar-se conta”, é buscar, é querer e ter força de vontade de se inserir no contexto, tornar-se presente percebendo os acontecimentos do dia-a-dia.
“As atividades propostas devem desencadear situações que permitam a investigação, o estabelecimento e o compartilhamento de idéias entre o grupo, deixando vir à tona seus cotidianos e suas impressões sobre o mundo.”
As novas tecnologias são um grande desafio para o professor, pois as velhas formas já não bastam mais, não dão mais resultados positivos. Torna-se necessário uma grande reforma de consciência de cada educador, de rever conceitos, crenças e atitudes, para que continue sendo útil e exercendo o seu papel, a sua missão.
“Segundo Maria Cecília Martins o momento atual requer, essencialmente, uma cultura que acredite no ser humano, em suas capacidades e potencialidades, a educação deve orientar-se para ganhos sociais maiores.”
É necessário uma nova visão a partir do educador, ter a consciência clara de que os conceitos antigos não servem mais, é necessário flexibilização, manter-se informado, ampliar horizontes, retirar o que não serve mais, refazer o que serve e acrescentar coisas novas compatíveis com a realidade.
“Os desafios contemporâneos requerem um repensar da educação, diversificando os recursos utilizados, oferecendo novas alternativas para os indivíduos interagirem e se expressarem. Repensar a educação envolve diversificar as formas de agir e de aprender.”
No processo de desenvolvimento do indivíduo, seu conhecimento e sua visão de mundo são construídos e constantemente reconstruídos através das ações que realiza e das interações que realiza com outras pessoas, vivemos em uma sociedade cada vez mais informatizada e repleta de elementos.
De acordo com Maria Cecília as dificuldades para aplicação das tecnologias dentro das escolas são a rigidez estrutural e o distanciamento das propostas educacionais com as demandas atuais da sociedade em termos de se atender ao desenvolvimento integral e contínuo dos indivíduos. Os conteúdos são apresentados desvinculados da realidade e do contexto que o indivíduo vive.
“Podemos começar por formas de utilização das novas tecnologias mais simples e ir assumindo atividades mais complexas. Experimentar, avaliar e experimentar novamente é a chave para a inovação e as mudança desejadas e necessárias.” (José Manuel Moran)
Referências: